Vantagens de obter a nacionalidade portuguesa
- Li & Co Consulting
- 17 de jul. de 2023
- 3 min de leitura

Você que busca morar, estudar ou trabalhar seja em Portugal ou na União Europeia e deseja saber se vale a pena ter a Nacionalidade portuguesa?
Existem diversas vantagens. Para entender quais, vamos percorrer algumas delas neste artigo.
1. Obtenção de anuidade diferenciada em Universidades
Está pensando em estudar em uma das melhores universidades do mundo? Sim, as escolas portuguesas têm uma excelente classificação nos rankings mundiais. Se esse é o seu desejo, ter cidadania portuguesa pode trazer grandes vantagens.
Os valores para não cidadãos podem chegar a mais que o dobro daqueles praticados para quem tem a cidadania.
Nesse sentido, vemos que a diferença de valores das anuidades das melhores escolas portuguesas é bastante considerável. Inclusive para falantes de língua portuguesa, que já têm um valor diferenciado.
Por outro lado, sendo cidadão português, você precisará realizar o processo de ingresso nas universidades como todos os outros portugueses, fique atento aos requisitos necessários, inclusive nós também podemos te ajudar neste processo.
2. Livre circulação entre países da União Europeia
Pretende conhecer outros países da União Europeia ou até mesmo fora dela? Sendo um cidadão europeu, você poderá circular, visitar e turistar com bastante facilidade pelos outros países da comunidade. Sem burocracia ou necessidade de vistos.
Além disso, não terá a necessidade de obter visto de turismo para Estados Unidos, Canadá, Japão entre outros.
3. Com a cidadania portuguesa é possível morar em outros países europeus
Pretende passar uma temporada morando em outros países da União Europeia, conhecendo no dia a dia suas culturas e costumes? Ou ainda fazer um curso de especialização ou de línguas?
Para cidadãos europeus há uma grande facilidade de morar, estudar e trabalhar em outros países do bloco. Basta apresentar perante as entidades do país escolhido passaporte português, cartão cidadão e demais requisitos como matrícula em instituição de ensino, contrato de trabalho ou ainda comprovante de subsistência (no caso de aposentados).
4. A cidadania portuguesa dá direito a acesso a serviços de saúde público
Como cidadão o indivíduo tem direito a serviços de saúde pública de grande qualidade, desses serviços, vários são gratuitos, e para os que não são, é oferecido um preço bastante acessível.
Assim também os medicamentos prescritos pelo serviço de saúde ficam com um preço consideravelmente menor, sendo assim, ter direito a este serviço é bastante vantajoso.
5. Morar em Portugal com cidadania portuguesa evita burocracia no direito de permanência
Você já mora em Portugal, mas quer se sentir mais tranquilo em relação a sua condição de imigrante?
Para quem mora em Portugal e não tem nacionalidade portuguesa, é necessário de ano em ano ou a cada dois ou três anos, dependendo do tipo de visto de permanência que tem, renovar essa autorização de residência. Isso traz uma certa insegurança quanto a essa permanência, pois as regras podem mudar e você pode perder o direito de viver onde escolheu, não é mesmo?
Por outro lado, o morador cidadão não precisa se preocupar com essa burocracia de renovação, possuindo a tranquilidade que precisa para investir na carreira, moradia ou em um negócio do qual não terá que se desfazer por mudanças nas regras de imigração.
6. Direito de passar sua cidadania a seus descendentes
Você ainda não tem filhos e não sabe se os quer ter? Ou tem, mas eles já são maiores de idade. Não se preocupe. Se sua descendência for Jus sanguinis não importa a idade de seus filhos, seus descendentes terão o direito à cidadania portuguesa também. Caso tenha adquirido através de naturalização seja por residência ou casamento, somente seus filhos menores de idade possuirão este direito.
Veja agora quem tem direito de solicitar a cidadania portuguesa
a. Descendentes de portugueses (nascidos ou que adquiriram a cidadania) como filhos e netos.
b. Cônjuges de portugueses (O casamento precisa ter mais de 3 anos e ser transcrito em Portugal; ou União Estável, também há mais de 3 anos e que seja reconhecida por um tribunal cível português).
c. Residentes legais por no mínimo cinco anos, entre outros específicos por lei.
O tempo estimado para análise e finalização do processo de pedido de nacionalidade tem levado no máximo estimado pela Conservatória Portuguesa até 29 meses (2 anos e 5 meses).
Agora que você já sabe as inúmeras vantagens de ter a cidadania portuguesa, vamos verificar se tem os requisitos necessários para entrar com o seu processo de solicitação de cidadania?
Agende já uma consulta conosco! A Li & Co Consulting pode te ajudar a dar este grande passo, nossa equipe é composta por especialistas em nacionalidade que atuam tanto Brasil e Portugal
📞(+351) 911 586 062 | (+55) 21 99535-6287
📧contato@liecoconsulting.com
Comments